Mais de 3.500 presos foram beneficiados com saídas temporárias de fim de ano nos presídios da região do Distrito de Nova Aparecida. Segundo o balanço obtido pelo portal G1 junto à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) em 07/01/2023, 157 presos não retornaram após as saídas de Natal em Campinas.
A SAP destaca que o Poder Judiciário é responsável pelas concessões das saídas temporárias e que o benefício é previsto na Lei de Execução Penal e com datas reguladas, no estado de São Paulo, conforme Portaria DEECRIM 02/2019. No entanto, essa situação tem causado preocupação entre as autoridades e a população.
De acordo com o Correio Popular em 05/01/2023, pelo menos quatro detentos beneficiados com as saídas temporárias foram presos na região de Campinas. Três deles foram detidos por tráfico de drogas e um por roubo mediante arma. Dois detentos em período de “saída temporária” foram detidos por policiais militares com várias porções de maconha e crack na Vila Lunardi. L. H. G. foi detido por roubo e porte ilegal de arma, depois de realizar uma série de assaltos na Avenida Lix da Cunha, na região do Jardim Eulina.