Natal chegou e, com ele, a tradicional saída temporária de presos. Em Campinas e região, 4.357 detentos serão beneficiados com a medida, que começou nesta sexta-feira, 23 de dezembro, às 6h, e segue até o próximo dia 3 de janeiro, com previsão de retorno para as unidades prisionais até as 18h.
Na região do Distrito de Nova Aparecida, foram liberados 2.029 presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Campinas e 1.500 do CPP de Hortolândia. A saída temporária é uma oportunidade para que os presos possam passar o Natal com suas famílias e, segundo o Departamento Estadual de Execuções Criminais (DEECRIM), é uma forma de incentivar o resgate da cidadania e a reinserção social dos detentos.
No entanto, é importante lembrar que a saída temporária não significa perdão ou anistia e os presos deverão cumprir as condições impostas pelo DEECRIM para que possam aproveitar essa oportunidade. O processo de saída temporária está sendo acompanhado pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Exército, que estão garantindo a segurança e o cumprimento das normas estabelecidas.
Infelizmente, a saída temporária vem causando transtornos no trânsito da região do Padreanchieta, devido ao aumento no número de veículos nas ruas. Motoristas devem ficar atentos e redobrar a atenção ao dirigir nesta área.
Os moradores da região devem ficar atentos e redobrar os cuidados de segurança durante este período, já que há um aumento no número de presos nas ruas. É recomendado evitar andar em locais escuros e sem fluxo de pessoas e tomar cuidado ao sair e chegar em casa.