A Câmara Municipal de Campinas foi palco, nesta quarta-feira (10), da cerimônia de posse dos 30 conselheiros tutelares eleitos em 1º de outubro do ano passado, para um mandato de quatro anos (de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028). A cerimônia contou com transmissão ao vivo pela TV Câmara, em vários canais e plataformas digitais, garantindo ampla visibilidade e participação da comunidade.
O vereador Luiz Rossini (PV), presidente do Legislativo, ressaltou o papel vital dos conselheiros para a cidade, enfatizando o compromisso da Câmara com o processo eleitoral e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Os conselheiros têm a função de garantir a prioridade e o cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), além de lidar com queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias e cidadãos.
Importantes canais de comunicação, como telefones e e-mails, foram disponibilizados para denúncias envolvendo crianças e adolescentes, reforçando o papel ativo dos conselheiros na comunidade. A cerimônia foi aberta ao público, reforçando o compromisso da cidade com a transparência e a participação cidadã.
O processo eleitoral de outubro de 2023 contou com a participação de 25.972 eleitores, que escolheram entre 71 candidatos. Os eleitos passaram por um curso obrigatório de capacitação inicial, com a exigência de frequência mínima de 80% para serem diplomados. Oito eleitos não atingiram a frequência necessária, resultando na diplomação de 22 suplentes.
Todos os candidatos, antes mesmo de serem considerados aptos a se candidatarem, passaram por uma prova escrita e avaliação psicológica. Clébia Alves, coordenadora da comissão eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), explicou o processo de diplomação e posse dos conselheiros.
Campinas conta, a partir deste ano, com seis Conselhos Tutelares, distribuídos estrategicamente pelas regiões da cidade, cada um com cinco membros, totalizando 30 conselheiros titulares. A lista completa dos conselheiros empossados inclui nomes como Adecir Mendes, Airton Junior, Ana Maria, entre outros, destacando a diversidade e o compromisso dos representantes eleitos com as crianças e adolescentes do município.
Confira, por ordem alfabética, o nome dos conselheiros tutelares que serão empossados:
1- Adecir Mendes
2 -Airton Junior
3 – Ana Maria
4 – Analia Lauras
5 – Celia Zenaide
6 – Claudia Regina Gozzi
7 – Cris
8 – Cris Oliveira
9 – Daiani Lais Felipe
10 – Daiana Rodrigues
11 – Dani Ferreira
12 – Diego Sampaio
13 – Eliete Ferreira Alves
14 – Elves Fernandes
15 – Ennio Flavio Soares Lima
16 – Fabiana Lemes
17 – Gabi Linhares
18 – Karina Garcia Molo
19 – Laysa Campos
20 – Luciana Luiz
21 – Maiara Roncolatto
22 – Maria Stella Miranda
23 – Michele Felix
24 -Moises Sesion da Costa
25 -Naty Goubetti
26 – Paulo Henrique Fernandes
27 – Professor Waldney
28 – Rosangela Barbosa
29 – Sheila Rosa
30 – Zezé