Em cerimônia na prefeitura de São Paulo, o prefeito Dário Saadi assinou o termo de adesão ao Sistema Nacional de Nota Fiscal de Serviços (NFS-E), um programa do governo federal que pretende unificar os sistemas de emissão de notas de prestação de serviço em todo o território nacional.
O prefeito Dário Saadi disse: “Essa nota fiscal vai facilitar o trabalho tributário das pequenas e médias empresas que atuam no setor de serviços em Campinas, além de evitar a concorrência desleal, porque muitas empresas de outros estados prestam serviços na nossa cidade e não emitem nota”
Os municípios poderão optar por utilizar 100%o novo sistema ou aderir de forma parcial,compartilhando as notas emitidas e tendo acesso às notas de outros municípios , o credenciamento foi iniciado a partir de 30 de junho deste ano.
Aqui em Campinas a adesão será parcial, utilizando o próprio sistema de emissão de notas, e integrando o Sistema Nacional de Nota Fiscal de Serviços (NFS-E), visando uma melhoria na fiscalização e monitoramento dos tipos de serviços de empresas de outras cidades que são prestados em Campinas, e salientamos que a adesão do novo sistema não tem custos para o Município.
O secretário de Finanças, Aurílio Caiado, disse que: “É uma ferramenta importante para o nosso planejamento tributário. O cruzamento de dados fiscais vai permitir que a gente conheça melhor os serviços que são prestados em Campinas por empresas de fora”
Vantagens da unificação da Nota Fiscal de Serviços:
– segurança da informação;
– simplificação do ISSQN e redução dos custos;
– possibilidade de fazer cruzamentos fiscais com notas de outras cidades;
– avanço tecnológico acessível para cidades pequenas;
– redução de custos com impressão de papéis;
– redução do envolvimento involuntário em práticas fraudulentas.
– avançar na simplificação tributária e evitar a concorrência desleal