O governador Tarcísio de Freitas encaminhou um Projeto de Lei (PL) à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para autorizar a construção de 186 moradias no litoral norte. O objetivo é oferecer unidades habitacionais para as famílias afetadas pelas fortes chuvas e deslizamentos durante o Carnaval. O terreno em questão, localizado em São Sebastião, será desapropriado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para a construção das unidades.
A área, denominada São Sebastião V, possui 12,5 mil metros quadrados e contará com a construção de 186 casas. A CDHU será responsável pelos custos e indenizações necessárias, seguindo a reserva de verba previamente apresentada pela Companhia.
Além das unidades habitacionais propostas pelo PL, a Secretaria de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (SDUH) e a CDHU planejam construir mais 704 moradias definitivas na região. Em São Sebastião, serão edificadas 518 residências no bairro Baleia Verde, em terrenos com área total de 39,3 mil metros quadrados, desapropriados pelo Estado. Já em Maresias, a Prefeitura local cederá uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados para a construção de outras 186 unidades habitacionais.
Essas iniciativas não apenas fornecerão moradias para as famílias em situação de vulnerabilidade, mas também trarão benefícios econômicos para o município. A construção de novas moradias gerará empregos e movimentará a economia local, além de melhorar as condições de vida das pessoas que residem na região.