Padre Anchieta

Terceirização da UPA do Padre Anchieta: tema suscita discussão entre os envolvidos

Problemas no atendimento da UPA da Vila Padre Anchieta foram foco de reunião na unidade, nesta quarta-feira dia 15 de junho.

Publicados

em

Vereador fomenta discussão sobre melhoria no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Padre Anchieta através de uma indicação de Chamamento Público, endereçada ao prefeito, para a terceirização da unidade.

Em sua indicação ao prefeito Dário Saadi, em 26 de maio, salienta que após uma visita a UPA Campo Grande, verificou não haver fila de espera e ainda uma população satisfeita com os atendimentos, motivos pelos quais indicam que proceda com o Chamamento Público para a terceirização da UPA Anchieta Metropolitana “Pastor Agostinho Godinho de Souza”.

Segundo assessoria do vereador, a reunião, que durou mais de duas horas, contou com usuários da unidade, médicos, enfermeiros, sindicalistas do Sindicato Dos Trabalhadores Do Serviço Público Municipal De Campinas (STMC) e representante do poder público que deliberaram sobre o assunto.

Alguns tópicos foram levantados na ocasião: A demora no atendimento, a quantidade de usuários do SUS do município versos a quantidade de UPAs na cidade, o mau funcionamento da rede primária e atestados dos funcionários que deixaram o centro de saúde fechado, sem médico.  

Foi definida a criação de uma comissão, formada por funcionários públicos, para buscar uma solução para o atendimento ao público e acompanhar as ações e decisões referentes ao tema. Uma Audiência Pública, ainda sem data marcada, acontecerá com foco em sanar os grandes desafios que a busca por um bom atendimento à população da região norte e boas condições para os profissionais atuantes na 4ª UPA de Campinas.

Em seu site, o STMC afirma que é contra a terceirização das unidades e luta para manter a estrutura pública de saúde para atendimento da população. O STMC defende sempre a contratação por meio de concurso público. E afirma que de acordo com o governo municipal, todas as UPAs serão terceirizadas.

Os diretores do sindicato Cleyton André dos Santos e Vera de Jesus Claro informam que o objetivo da reunião foi falar com o vereador, Eduardo Magoga, sobre o pedido dele ao prefeito solicitando a abertura de um chamamento público para a terceirização. E após pressão dos trabalhadores e dos diretores do STMC, o legislador disse que a intenção dele não era terceirizar a unidade.

Tendência

Sair da versão mobile