A prefeitura mobilizou várias equipes que munidas de maquinário próprio realizou a retirada de 16 caminhões de entulhos e outros materiais descartados de forma incorreta. A ação foi realizada na Rua Goiás, entre os bairros Jardim São Jorge e Jardim Primavera e outra área, localizada no Jardim São Sebastião.
A prefeitura ressalta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs.
Por meio do aplicativo Agenda Verde a população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos. A prefeitura ressalta que a identidade do denunciante é mantida em completo sigilo.
Outra ação a ser adotada pela população é fazer o descarte correto de resíduos e recicláveis PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis).