Uma parceria entre a Prefeitura de Hortolândia, através do Fundo Social de Solidariedade, e o Governo do Estado de São Paulo garantirá a construção da primeira Praça da Cidadania no município. O investimento, no valor de R$ 5.468.048,54, promete causar uma verdadeira revolução na região do Jd. Nova América, no bairro de Novo Ângulo. A ordem de serviço para a construção será dada na próxima quinta-feira (12/01), a partir das 10 horas, na rua Congonhas, 505, Jd. Nova América, com a presença de autoridades municipais e estaduais.
A obra será realizada em uma área de 7 mil metros quadrados, onde serão construídos uma escola de qualificação profissional, uma quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society, pista de caminhada, academia ao ar livre, pista de skate, parque infantil, redário, horta comunitária, bicicletário, entre outras áreas de convivência social.
De acordo com o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a conquista da Praça da Cidadania foi possível graças à presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos. “Eu tinha acabado de assumir a Prefeitura e no mês de maio recebi uma ligação da Casa Civil do Governo Estadual, se Hortolândia se interessaria por uma Praça da Cidadania. No mesmo instante disse que sim e coloquei a Maria dos Anjos para realizar as tratativas e assim poder construir a mais bela Praça da Cidadania do Estado de São Paulo”, comentou Zezé Gomes
A partir desse primeiro passo, a presidente do Fundo Social realizou uma verdadeira peregrinação. Maria dos Anjos criou uma comissão e visitou, em setembro de 2021, a Praça da Cidadania da cidade de Guarulhos, a primeira construída no Estado. No mês seguinte, realizou uma reunião com o então presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Fernando Chucre, onde discutiu as tratativas do programa e equipamentos que o projeto de Hortolândia poderia ser contemplado. Durante todo esse período, Maria lutou para que a Praça da Cidadania incluísse a escola de qualificação profissional. “Realizamos diversas reuniões e a pauta da escola de qualificação era insistentemente defendida por nós. Graças a Deus conseguirmos incluir a escola e acredito que a nossa Praça da Cidadania será um espaço completo, aliando conhecimento profissionalizante, esporte e lazer”, destacou Maria.
Ainda na região de São Paulo, no mês de outubro, a comissão do Fundo Social visitou também a Praça da Cidadania de Santo André. “Conhecer a experiência vivida em outros municípios foi fundamental para que pudéssemos entender melhor como funciona o programa e assim poder adaptar as nossas reais necessidades”, frisou a presidente.
Com o projeto sacramentado, em abril de 2022 foi realizada a assinatura do convênio durante o evento Governo na Área, na cidade de Campinas. “Depois da assinatura do convênio, entramos no período de eleições ao Governo do Estado. Agora, nesta semana, daremos a ordem de serviço para a sua construção. Sem dúvida uma grande vitória do povo hortolandense e que terá, a sua disposição, uma praça linda, onde ofereceremos cursos profissionalizantes, esporte e lazer para toda a família”, finalizou Maria dos Anjos