O evento, realizado pela Biblioteca Cora Coralina, Espaço Cultural Maria Monteiro/Secretaria de Cultura de Campinas, reunirá exposições, contadores de histórias, atividades como saraus, cinema, conversas sobre Semana de Arte Moderna de 1922, Literatura infantil na formação de alunos, roda de conversa com rappers de Campinas e literatura Afro-Brasileira.
Lançamento do livro Mulheres de Cora Coralina
Poesias de mulheres da nossa região fazem parte do livro Mulheres de Cora Coralina, uma coletânea organizada pela poeta Katia Marchese, que será lançada nesta quinta-feira dia 18 de agosto às 20h, na Av. Dom Agnelo Rossi, s/n.
O Coletivo Literário nasceu no teatro da Vila Padre Anchieta no espaço da biblioteca Cora Coralina, que homenageia a contista e poeta brasileira Ana Lins dos Guimarães Peixoto (1889-1985) nascida em Goiás, através da junção de Katia e um conjunto de escritoras insatisfeitas com o silêncio da poesia, Sandra, Luciana, Leila, Jeniffer, Jacira, Cléo, Cintia, Antônia e Alessandra.
Autoras do livro Mulheres de Cora Coralina:
Alessandra Yara de G. Sanches, Antônia Remédio, Cíntia Balbino Ferreira, Cléo Dias, Jacira Pereira da Silva, Jeniffer Éffe’s, Leila Tenório, Luciana da Cunha dos Santos e Sandra de Souza.
“Ali, naquele Espaço, onde o imaginário social de uma certa Vila se elaborou e se concretizou em experiências no campo da produção artística, da convivência e da educação cultural.O Coletivo Literário Cora Coralina é mais um fruto da extensa prole ali gerada.Que ele se consolide e nos permita o usufruto de seus desdobramentos”.
Batata, editor do livro
Confira a programação:
Dia 15/Ago – Segunda-feira – a Leitura e o aprendizado das linguagens
14:30 horas – Roda de conversa com professores sobre a literatura infantil na formação dos alunos, com a participação de Marta A. Oliveira. Cibele N. V. Ignácio, Vanessa Ferreira da Silva e Adriana Dante Baldijáo. e Damela C. Carvalho;
16 horas – Sessão de Cinema de Animação com os Hai-Kais do Príncipe, produzido pelo Núcleo de Animação de Campinas, sobre poemas de Guilherme de Almeida:
16:30 horas – Apresentação de contadores de histórias, com Mila Soares e Rose Darc:
17 horas – Apresentação e Lançamento de livros infantis Kátia Sentinaro e Marta Oliveira:
Dia 16/Ago – Terça-feira – Antropofagia em pauta
15 horas – Sarau sertanejo – roda de violas com pessoal do Centro de Saúde Vila Padre Anchieta:
19:30 horas – projeção de fragmentos da peça ‘O Rei da Vela’, de Oswald de Andrade, encenada em 1967 pelo Grupo de Teatro Oficina:
20:30 horas – Leitura do Manifesto Antropofágico e Roda de Conversa sobre a Semana de Arte Moderna de 1922;
Dia 18/Ago – Quinta-feira – a produção literária na mão das mulheres
16 horas – Apresentação do filme ‘No rastro da poesia, no Caminho de Cora’,
produção EBC dirigido por Maranhão Viegas;
17 horas – Leitura de poemas de Cora Coralina, e Sarau literário dedicado a obras de
mulheres escritoras;
20:00 horas – Lançamento do livro Mulheres de Cora Coralina’, coletânea de poesias de poetas da Vila, organizado pela escritora Katia Marchese;
Dia 19/Ago – Sexta-feira – a criação como leitura do mundo
19:30 horas – Lançamento e apresentação de livros – roda de conversa com escritores
20:30 horas – Filme documentário sobre Carlos Drumond de Andrade, produção TV Cultura;
21 horas – Sarau
Dia 20/Ago – Sábado – às matrizes culturais e suas diversidades
14:30 horas – Roda de conversa sobre a Literatura Afro-Brasileira com o escritor Carlindo Fausto Antônio, professor da UniLAB;
15:30 horas – Projeção do Filme AmarElo. dirigido pelo rapper Emicida;
17:30 horas – Roda de Conversa com rappers de Campinas: