Ontem a prefeitura de Campinas retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em escolas, municipais, estaduais e particulares a partir de agosto de 2022, no retorno às aulas. A decisão foi tomada no Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia de do COVID-19. As avaliações epidemiológicas necessárias para validar ou reverter a decisão, continuarão sendo feitas.
Dados epidemiológicos mostram estabilidade e queda nos números de casos e de internação por covid e por SRAGs em crianças.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), a medida será possível porque os atuais dados epidemiológicos demonstram estabilidade e queda nos números de casos e de internação por covid e por Síndromes Respiratórias Graves (SRAGs) em crianças. Outro fator que permite a decisão é que, conforme série histórica, há redução acentuada de casos sintomáticos respiratórios no mês de agosto, período não sazonal para circulação de vírus respiratórios em geral.
Já o uso de máscaras por pessoas suspeitas ou confirmadas de doenças respiratórias, higiene das mãos, entre outros, devem permanecer, em qualquer época e independentemente de qualquer regra.