Neste domingo, dia 1º de janeiro, o sinal da internet de quinta geração foi liberado em Campinas (SP), A chamada “internet das coisas” chega com a promessa de revolucionar alguns setores como: agricultura, medicina e indústria, isso porque a conectividade entre os dispositivos será de alta performance, qualidade e maior rapidez. No entanto, apenas os aparelhos já homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderão oferecer a nova tecnologia.
Segundo o site G1, o professor e consultor de tecnologia da Facamp, Nivaldo Marcusso, disse que:
“Realidade ampliada, os metaversos, painéis holográficos, onde você pode controlar uma indústria que está distante, a gente conecta via rede 5G, a gente tem informações em tempo real. As empresas vão ter um benefício que chamamos de personalização: produtos e serviços específicos para cada tipo de consumidor.”
O mesmo ainda pontua algumas das facilidades que a tecnologia irá trazer:
- Monitoramento de todo o trânsito em tempo real.
- Sensores inteligentes irão detectar vazamentos de água, possíveis problemas elétricos e presença de mofo em nossas residências;
- Fazer cirurgias à distância;
- Fim do “delay” nas transmissões ao vivo;
- Poderemos fazer download de games e vídeos em altíssima qualidade;
“Tem algoritmos de inteligência artificial que analisam o solo para poder oferecer, por exemplo, um adubo, um pesticida para cada metro quadrado. Essa agricultura de precisão vai trazer muita produtividade.” destaca , Marcusso.
A “internet das coisas” trará menores custos, modernização da produção e maior qualidade nos projetos.
Informações do G1