Secretaria Municipal de Saúde de Campinas pretende reforçar a proteção em pessoas que estão constantemente expostas à bactéria e evitar a circulação da doença com a vacinação contra a Meningite C, que ocorrerá a partir de 1º de agosto, nos centros de saúde até fevereiro de 2023.
Pode ser vacinado qualquer trabalhador da saúde, mesmo que esteja com o esquema vacinal completo. “A única condição é que a última dose tenha sido aplicada há pelo menos quatro semanas”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
Para ser vacinado, basta apresentar documento com foto e comprovante de trabalho em estabelecimento de saúde.
Têm direito a receber o imunizante as pessoas que atuam em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, entre outros. A medida atinge médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus técnicos e auxiliares, assim como, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros, motoristas de ambulâncias etc.
O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. São indicadas duas doses para o público em geral: aos 3 e aos 5 meses de idade, e um reforço, preferencialmente, aos 12 meses.