Papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (28) que o ex-pontífice Bento XVI está “muito doente”. Em uma coletiva de imprensa a bordo do avião papal, durante sua viagem de volta da Polônia, Francisco disse que rezou por seu predecessor e que está “muito próximo dele”.
“Eu gostaria de pedir a todos vocês uma oração especial pelo papa emérito Bento … porque ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o apoie”
Bento XVI, de 95 anos, renunciou ao papado em 2013, sendo o primeiro papa a fazê-lo desde o século XV. Desde então, ele tem vivido recluso em uma residência monástica em Vaticano, onde tem se mantido longe da mídia e dos holofotes.
Não há maiores detalhes sobre o estado de saúde de Bento XVI, mas sua condição é vista como séria pelo Vaticano. O papa Francisco pediu aos fiéis que rezem por ele e por todos os doentes.
Bento XVI é conhecido por sua defesa da ortodoxia católica e por sua postura conservadora em questões como aborto, homossexualidade e ordenação de mulheres. Seu papado foi marcado por alguns escândalos, como a crise de abusos sexuais na Igreja Católica, e pelo enfraquecimento da influência do Vaticano no cenário internacional.