BRASIL

O 5G estreou no Brasil

Publicados

em

Nesta semana o 5G puro (sem interferência de outras frequências) chegou ao Brasil e Brasília será a primeira cidade a receber o sinal, esta nova geração de internet móvel oferece mais velocidade, na faixa principal, mas ainda vai demorar para o serviço alcançar todo o país, a previsão é de o 5G chegará a todas as cidades no Brasil até dezembro de 2029.

A tecnologia 5G pura é dez vezes mais rápida que a 4G, oferecendo velocidade média de

1 Gigabit podendo chegar a 20 Gigabits, o que será uma revolução para a quinta geração desta tecnologia, ao menos é o que promete.

Esta é a tecnologia que permitirá que a “internet das coisas” aconteça, e terá o potencial para aumentar produções indústrias através da comunicação direta entre máquinas, viabilizará carros que dirigem sozinhos e a possibilitará ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.

As primeiras empresas de telecomunicação que oferecerão o sinal 5G em Brasília, serão Tim, Claro e Vivo, que instalarão  100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal neste primeiro momento, e nos próximos meses ampliarão gradativamente o atendimento da população.

Moises Moreira, conselheiro e vice-presidente da Anatel, relatou que as cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo serão as próximas a  receberem o sinal 5G puro, sem previsão de datas. 

Acesso

Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. O site da Anatel informa a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro.

O consumidor precisa ficar atento porque existem celulares fora da lista que mostram o ícone 5G. Nesses casos, porém, o aparelho não opera o sinal 5G puro, mas o 5G no modo Dynamic Spectrum Sharing (DSS) ou non-standalone (NSA), chamado de 5G “impuro” por operar na mesma frequência do 4G, na faixa de 2,3 gigahertz (GHz). Dependendo da interferência, o sinal 5G “impuro” chega a apresentar velocidades inferiores ao 4G.

Tendência

Sair da versão mobile