Até o dia 31 de janeiro de 2023, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) decretou uma intervenção federal em Brasília para restabelecer a ordem pública após a invasão ocorrida no domingo, 8 de janeiro, e afirmou que aqueles responsáveis pelos atos serão punidos.
Em entrevista coletiva, ele declarou: “Todas essas pessoas que fizeram isso vão ser encontradas e punidas. Eles vão perceber que a democracia garante o direito de liberdade, mas também exige as instituições que formam criadas para fortalecer a democracia”.
O objetivo do decreto é proteger a segurança do Distrito Federal para que incidentes como este nunca mais aconteçam no Brasil. “Essas pessoas precisam ser punidas de forma que ninguém nunca mais ouse fazer o que eles fizeram. Isso nunca tinha acontecido antes na história do país”, acrescentou Lula.
Além disso, ele nomeou Ricardo Garcia Cappelli como novo responsável pela segurança pública na capital. Cappelli é secretário-executivo do Ministério da Justiça, braço direito do ministro da Justiça Flávio Dino.
Confira o decreto na íntegra: