BRASIL

Cuidado, embalagens ficam menores com o aumento de preços

A chamada “Reduflação” é a entrega de menos produtos pelo mesmo preço ou superior. E tem o dever de ser anunciada explicitamente no rótulo do produto segundo portaria nº 392, de 29 de setembro de 2021 do Ministério da Justiça

Publicados

em

Embalagens ficam menores nos mercados em meio à disparada de preços — Foto: Montagem g1

Apesar de não ser ilegal a prática pode gerar algum dano ou desconforto ao consumidor e vale muito a pena observar essa conduta crescente nos gôndolas dos supermercados.

Prevista pela portaria Nº 392, de 29 de setembro de 2021 do Ministério da Justiça, a prática chamada “Reduflação” exige que o fabricante informe a quantidade existente antes e depois da mudança; em caixa alta, negrito, em cores contrastantes com fundo do rótulo e em local de fácil acesso evitando locais encobertos ou de difícil acesso como as áreas de torção e selagem; Informar em porcentagem a diminuição referente ao total; E a informação deve permanecer nos rótulos por no mínimo 6 meses.

O consumidor já percebeu a prática e a mídia tem apontado a crescente dessa estratégia para ganhar mais durante o aumento da inflação.

Grande mídia traz exemplos; G1: Entre os exemplos, o biscoito Nesfit com aveia teve redução de peso de 20%; o amendoim crocante Pettiz encolheu de 90g para 70g; o pacote pequeno de cookie Toddy teve redução de 5%; o sabão Omo embalagem econômica diminuiu de 4kg para 3,8kg; e a caixa de fósforos da marca Fiat Lux agora vem com 200 unidades, 40 palitos a menos. E traz posição sobre contato com as empresas responsáveis.

Importante ressaltar que você pode acionar as autoridades caso encontre irregularidades que possam lesionar o consumidor, procurando o suporte do PROCON.

  • AGILIZA CAMPINAS – NOVA APARECIDA  – Centro Comercial Posto 3 Vias, R. João Carlos do Amaral, 105 – Jd. Aparecida – Piso Superior– Distrito de Nova Aparecida –  Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. – Ver mapa de localização
  • RECLAMAÇÃO ONLINE – clique aqui
  • Outras formas de atendimento: https://procon.campinas.sp.gov.br/atendimento

Tendência

Sair da versão mobile